Por um momento, minha paciência
se esvaiu. Se eu ainda fosse 100% Dorinha, eu ia lá falar com aquelas pessoas
que me magoaram tanto e que não iam acrescentar nada na minha vida. Lá estavam
as maiores patricinhas do colégio, que sempre causaram confusões com panelinhas
e situações afins. Lá estava o grupinho tirando fotos. Revirei os olhos dentro
de mim. Essas daí vão ser difíceis de mudar. E a Cecília continuava se achando “a
gostosa”, mesmo estando uns dez quilos mais gorda do que a última vez que a vi.
Revirei os olhos dentro de mim. Aff!
Eu observava todas aquelas
pessoas que me eram familiares fisicamente e levava sustos enormes. Como
aqueles meninos ficaram com músculos? Bati o olho em alguém que reconheci por
algum motivo. Ah, sim! Aquele era o Jorge, o carinha que me perturbava tanto me
perseguindo. Hoje, acho que ele tinha uma quedinha por mim. Mas na época o
achava insuportável.E continuo achando.
Eu iria falar com quem fosse
importante para mim. Decidi isso. Cagaria para aquelas pessoas vazias e
superficiais. Do que adianta tanta beleza se elas não falavam nada que
prestasse? Se elas só abriam a boca para fazer intriga e discórdia?! Não sou
hipócrita de dizer que beleza física não é importante. Dã! É claro que é
importante! Mas a estupidez invalida a beleza. A estupidez, o mau caratismo, a
falta de respeito, a ignorância, tudo isso invalida a beleza! E, por outro
lado, se a pessoa não tiver um físico como o existente nas revistas, porém se
apresentar como uma pessoa verdadeira, uma pessoa inteligente, boa gente, aí
sim posso me aproximar dela. Não tente me bajular com palavras vazias, não
tente me bajular com poses de playboy. A partir de agora, meu lema é “sou o que
sou, e se isso não for o suficiente, liga para minha preocupação e vê se ela
atende”.
Estava com a minha avó, as amigas
dela e a minha irmã. Isso me era suficiente. Comeria o bolo de aipim com coco,
a tapioca e beberia meu mate em paz. Aprendi a revirar os olhos. Agora, meu bem, sou 80% Dorinha,
e só na situação que convir.
Não sabe? Ser Dorinha é ser doce
e amável, é ser boazinha e fofinha com todo mundo. Mas ser 100% Dorinha é
ajudar a todos e abrir mão da própria felicidade para que os outros tomem seu
posto, é ser a personagem secundária no filme: a amiga da protagonista. Mudei,
e pode ser que essas pessoas que falei aqui tenham também. Mas não quero
conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário